
DFT Scanity HDR – high dynamic range film scanner
Você imagina o porquê de um laboratório em um Museu? E você sabia que o MIS-CE possui laboratórios que tratam da conservação e digitalização dos itens que compõem seu acervo?
Os laboratórios de conservação, digitalização e finalização/ impressão do MIS-CE são um núcleo essencial para a salvaguarda e difusão do acervo do museu. Divididos em três unidades técnicas – conservação, digitalização e finalização/ impressão – esses espaços são fundamentais para a garantia da integridade, acondicionamento adequado e acesso aos registros audiovisuais, fotográficos e dos demais suportes que compõem o acervo.
O laboratório de conservação é o local de passagem dos itens no processo de salvaguarda, que tem como função cuidar minuciosamente da inspeção e avaliação do acervo para seu tratamento. Com equipamentos e insumos de excelência para as práticas de conservação, como exemplo de mesas de inspeção para películas cinematográficas e microscópios digitais portáteis, os profissionais atuantes neste laboratório realizam desde a higienização mecânica simples até tratamentos de conservação mais específicos, a fim de preparar os itens para sua digitalização e acondicionamento final. Além disso, é de responsabilidade desta unidade técnica a padronização das estratégias de preservação e produção da documentação detalhada referente às ações de tratamento realizadas nos itens do acervo.
O laboratório de digitalização, conta com dois equipamentos de última geração: DFT Scanity HDR e o Zeutschel ScanStudio.
Já o laboratório de digitalização possui equipamentos de ponta, como o Zeutschel ScanStudio, para itens planos – como fotos, negativos e itens com lombada -, e o DFT Scanity HDR 4K, para películas cinematográficos. Essa unidade técnica é responsável tanto por digitalizar o acervo do MIS-CE, promovendo a preservação digital ao visar o seu acesso permanente, como também têm apoiado outras instituições do Instituto Mirante e parceiros externos. As digitalizações de alta qualidade, obtidas por meio dos equipamentos deste
laboratório, asseguram a fidelidade e a precisão das reproduções digitais dos documentos e filmes, enquanto um servidor dedicado é capaz de garantir o acesso contínuo e seguro aos arquivos ao longo do tempo, por meio da preservação digital.
Por fim, buscando alcançar a autonomia e integridade em suas atividades, o laboratório de Finalização/Impressão desempenha um papel essencial na produção das caixas de acondicionamento dos itens que serão realocados nas Reservas Técnicas do museu, garantindo a guarda mais apropriada para longo prazo, como também na preparação dos representantes digitais para difusão. Aqui, os arquivos digitais são finalizados, restaurados digitalmente e ajustados conforme necessário, utilizando softwares especializados como DaVinci Resolve, Diamant e Adobe Photoshop. Além disso, essa unidade técnica é responsável pela produção de materiais gráficos para exposições do MIS.
Nos Laboratórios, já somam-se diversas ações e parcerias externas voltadas à preservação e difusão de acervos audiovisuais, sendo destaques: Primeira digitalização em alta resolução da “Fotografia da diretoria da Sociedade Cearense Libertadora (SLC)”, em colaboração com o Museu do Ceará.
Com isto, por meio de suas atividades e produções, a presença dos Laboratórios no MIS-CE justificam não apenas a preservação do patrimônio cultural audiovisual e museológico da Instituição, mas também os tornam acessíveis de maneira contínua, contribuindo para a construção de uma memória coletiva comum e desempenham um papel essencial na preservação e difusão da cultura e história do Ceará.